A acupuntura, famosa técnica milenar chinesa, tem se tornado cada vez mais popular aqui no ocidente, sendo utilizada como parte do tratamento de diversas doenças. Uma das novidades é o uso das agulhinhas no combate ao tabagismo, vício que atinge cerca de um terço da população adulta mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A justificativa para que um fumante seja tratado com o auxílio da acupuntura é o fato de esse procedimento ser considerado eficaz para diminuir a ansiedade e deixar o paciente mais relaxado."Como as pessoas normalmente fumam por estar ansiosas, o método faz efeito logo na primeira sessão do tratamento", afirma Daniele Veiga, fisioterapeuta e acupunturista formada pela Associação Brasileira de Acupuntura (ABA).
A especialista explica outra terapia aliada à acupuntura na hora de tratar os fumantes. "Auriculoterapia é a colocação de agulhas ou sementes de mostarda em pontos estratégicos da orelha, que correspondem a partes do corpo humano", define. Tanto as agulhas quanto as sementes fazem o mesmo efeito, porém alguns pacientes preferem as sementes, pois acham que as agulhas causam mais dor.
A mesma técnica pode ser utilizada no combate ao alcoolismo. "É incrível. Logo após a primeira sessão de acupuntura a pessoa passa a não sentir tanto prazer ao fumar ou beber. Alguns relatam que sentem gosto muito desagradável ao fumar ou ingerir álcool. Dando continuidade semanal ao tratamento, o paciente pode reduzir ou até mesmo parar com o vício. Já temos muitos casos de sucesso", comemora a acupunturista.Para saber quantas sessões serão necessárias, cada paciente deve ser avaliado separadamente. Isso depende de quanto tempo e da quantidade de cigarros que fuma por dia. Quanto maiores forem os números, mais longo e trabalhoso será o tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário